Ads 468x60px

Andy Hertzfeld no Google+ e como Bob Dylan influenciou o Mac

Matéria e reportagem concedida à TNW, traduções Google e traczine.
Andy Hertzfeld trabalhou no projeto Macintosh da Apple, depois de ter sido contratado em 1979 como empregado da Apple n°435. Ele foi um dos principais autores do software de sistema e caixa de ferramentas de interface de usuário. Depois de trabalhar na Apple, Andy fundou três companhias, incluindo Raio e Eazel. Em 2005, Andy foi contratado pelo Google. Ao longo dos últimos anos, Andy tem trabalhado sobre o projeto +Google, trazendo sua experiência em design para os recurso de círculos de agrupamento.
Andy tinha alguns minutos para conversar com a gente recentemente e compartilhou algumas de suas idéias sobre o design do Google+, incluindo círculos, como esse projeto vai influenciar o resto do projeto +Google (não confundam) e, eventualmente, todos os produtos do Google. Nós ainda conseguimos aprofundar algumas questões sobre o futuro da computação e interfaces e ter algumas respostas interessantes a partir de uma das pessoas que estava lá quando os primeiros consumidores colocaram as mãos sobre o que iria definir o tom para as próximas três décadas de interação com o computador, o Mac.
E conversamos também sobre Bob Dylan e Steve Jobs.

TNW: Como o design da interface mudou a partir do projeto Mac até agora?
Andy: Eu quero dizer que a máquina, o computador médio, que alguém está usando é, literalmente, centenas de milhares de vezes mais poderoso. Realmente é incrivelmente gratificante saber que os sonhos que tínhamos com o Mac, foram apenas rascunhos do que está agora feito. Nós realmente podemos fazer muito mais para os usuários. No passado do Mac, bastava apenas ser capaz de obter uma imagem na tela. Agora, os valores de produção são outros, você está limitado pela sua imaginação mais do que você está limitado pelo hardware.
Polaroids das primeiras versões do Mac UI
Outra coisa é que, os computadores são o centro agora, a rede e uso de computadores em geral, faz parte da vida cotidiana do homem comum. Há 30 anos atrás, quando estávamos fazendo o Mac tivemos sonhos de que um dia isso iria acontecer. É emocionante ter uma audiência na casa dos bilhões, ao contrário, com o Mac, era coisa de no máximo centenas de milhares.
A outra coisa é que as ferramentas são muito melhores para criar. Assim, você pode criar coisas que, 30 anos atrás, levaria meses em dias ou horas agora. Você pode interagir muito mais rápido, você tem tantos recursos a mais à sua disposição.
TNW: Esse processo de criação, na medida do seu processo pessoal,criando algo como o Google+ tem mudado muito desde o início [MAC]? Você ainda começa com um esboço a lápis ou um processo de evolução? Você usa apenas novas ferramentas ou você tem maneiras de fazer as coisas que você já realizou antes?
Andy: Bem, depende do projeto. Se estou num pessoal, o processo é muito diferente do que se eu estou trabalhando em uma equipe. Mas, realmente, o método essencial é ainda o mesmo, que é, basicamente, pensar no comportamento da aplicação e logo que possível ter o código real. Talvez haja um esboço a lápis no meu notebook. Mas mesmo antes eu sei o que quero e já estou a fazê-lo.
A maneira de fazer é através da Interface do Usuário. Você tem que experimentar as coisas. Pelo menos, eu nunca fui suficientemente inteligente para saber se uma idéia vai funcionar até que eu tente. Então, o mais rápido que puder, a partir da idéia, esboço e executo da maneira mais simples. Tento chegar à essência da idéia o mais rápido possível. Mas às vezes leva um tempo para você entender sua própria ideia, e no processo ela vai tornando-se cada vez melhor.
De certa forma eu sou o tipo de egoísta porque a principal coisa que eu estou tentando fazer é agradar a mim mesmo. Eu quero fazer algo que me anime.
O maior crítico de meu trabalho sou eu mesmo. A primeira coisa que faço é impressionar a mim mesmo e então, é claro, começar a mostrar para as pessoas, obtendo feedback e, em seguida, com este retorno, muitas vezes, uma idéia leva a outra. Então, eu tento ser muito aberto nesse momento e deixar que o software em si me diga o que fazer em seguida.
TNW: Legal, o processo de iteração e a criação era, obviamente, pôr em prática com Google+. Você não desenvolveu algo como círculos, por exemplo, sem um monte de testes e escultura, mas foi a idéia inicial dos Círculos, como os amigos e a família ter seus próprios Círculos, em seguida, ser capaz de colocar as pessoas nos círculos separados. A UI é instantânea, como um momento "aha" ou foi algo que começou diferente e foi esculpida para chegar no que é agora? 
Andy: Bem, era meio óbvio que você gostaria de ser capaz de categorizar o tipo de pessoas em grupos. Eu não vou levar o crédito para a idéia de mim mesmo, eu diria que foi apenas uma ideia. Mas, eu também crédito a criação do círculos a Joseph Smarr com quem trabalhei de perto. Eu sou mais o criador da interface do usuário em oposição ao mais profundo teórico sobre redes sociais. Mas eu diria que havia duas coisas. Uma é apenas a idéia de categorizar as pessoas, que era bastante óbvio. Depois, houve a idéia central do editor de círculo que estava tentando fazer uma aplicação divertida, envolvente, algo que você gostaria de fazer, porque é uma tarefa que pode se tornar tedioso facilmente. Então, nós queríamos recompensar o usuário por fazê-lo, colocando um sorriso no rosto e tentando torná-la tão agradável de se fazer.
TNW: Então, as animações, o “arrastar” as pessoas para dentro e para fora e o clipe de papel e todas essas coisas. É uma espécie de acrescentar elementos gráficos a interface de desenho ao usuário para animá-lo, ao invés de apenas assinalar as caixas para colocar esta pessoa neste grupo, esta pessoa desse grupo.
Andy: Sim, foi minha idéia de usar o arrastar e soltar numa abordagem que tinha percebido a partir de minha experiência anterior desde o projeto Mac, que arrastar e soltar pode ser um gesto muito gratificante se você obter feedback. Há uma fisicalidade nesse ato, que é um pouco diferente do que apenas clicando no texto.
TNW: Quanto a forma como o Círculos trabalham parecem ser bem diferente da maioria dos produtos do Google. Você acha que o projeto do Google+ e Círculos poderão mudar o design do Google?
Andy: Bem, isso é uma espécie de base para os softwares em geral. Você sabe que você tem feito algo que vale a pena quando as pessoas começam a copiá-lo. E se o design é bom o suficiente e bem sucedido, imagino que não só o Google, mas as pessoas de fora vão começar a desenvolver dessa maneira também. É um pouco cedo para dizer, mas eu estava meio chocado e satisfeito quando vi que um ou dois dias depois que lançarmos algumas crianças do Facebook haviam clonado a interface. Fiquei impressionado com o quão bom um trabalho que fizeram em tão pouco tempo, mas tomei isso como um elogio, o mais sincero possível.
TNW: Claro, é uma validação do conceito que trabalha com uma rede completamente diferente. Parece que a sua tem uma base conceitual diferente.
Andy: Sim, devo esclarecer que apenas no momento em que estávamos lançando Google+, o Google teve um esforço mais amplo para atualizar o design visual do Google. Não tanto por minha influencia, exceto o tom, mas já era intenção dela. Estávamos à parte desta grande atualização visual.
TNW: Certo.
Andy: Então, não é que influenciamos o Google, mas percebemos que uma experiência consistente, assim como fizemos com o Macintosh, a descoberta básica do Macintosh foi que os aplicativos podem compartilhar uma interface de usuário comum. Então, que funciona tanto em nível de interação e ao nível visual e, nós somos parte deste esforço para tornar o Google mais bonito, mais divertido e mais envolvente.
TNW: A interface do Google+, quando você a compara com outros produtos em todo o espectro do Google, parece mais densa. Ele contém mais informações, mas não só isso, os tipos de informações que estão contidas em cada entrada são facilmente reconhecíveis. Se for uma imagem, você pode reconhecer imediatamente que é uma imagem, neste post ou é só texto, coisas assim. Parece ser mais denso do que outros produtos do Google, que tem toneladas de espaço em branco. Isso foi intencional?
Andy: Sim, sim. Espaço em branco ajuda o usuário. Complexidade é uma espécie de inimigo do usuário. A maioria das pessoas não pode fazer muito de uma só vez, então, o espaço em branco deixa respirar. Sobre a densidade de informações no caso do Google+  é bom para eles também. Então, eles não tem que clicar, clique, clique para ver o que eles estão tentando encontrar. Assim, a arte do excelente design está chegando com o equilíbrio certo. Ter espaço para respirar e fazê-lo parecer simples, mas continua a ter tudo o que eles querem fazer ao alcance de seus dedos. Isso é o que tentamos fazer e é claro que nem sempre conseguimos. Mas é o objetivo.
TNW: Claro. E os recursos de design, você acha que a maneira como os círculos agem, e a forma como eles foram concebidos para ser uma espécie natural do agrupamento, você acha que eles terão sucesso em atrair o usuário regular de Facebook ou a adotar +Google? Você acha que a previsão é boa até agora?
Andy: Sim, até agora eu não poderia estar mais satisfeito com a forma como o trabalho foi recebido. Você sabe que você nunca sabe. Você dá o seu melhor. Eu também tenho muita experiência do passado. Você não vai fazer todo mundo feliz, o que uma ama outra detesta. Então você sabe que você não pode fazer todos felizes, mas no principal, eu mesmo e o time realmente não poderíamos estar mais animados. Não há nada mais motivador do que colocar alguma coisa lá fora e as pessoas adorarem. Isso só faz você querer fazer mais e mais.
TNW: É aquela mesma coisa que cerca o artista, mesmo os que oferecem trabalho comercialmente, que não é mesmo a compra, é o gozo ...
Andy: Isso mesmo, há um componente emocional ao que fazemos e é a melhor parte sobre isso, sabe? Você trabalha por um ano e realmente quase ninguém consegue chegar a vê-lo por estar dentro da empresa sempre, e então é um sentimento tão extasiado de ver os usuários finalmente ter a chance de brincar com eles, mas por amar a experiência. E nem todo mundo adora, mas muita gente faz isso e estamos nas nuvens.
TNW: Sim, cem por cento nunca vai acontecer. Agora, estou entendendo corretamente que você está tomando um papel maior no resto do design do Google Plus agora, fora dos círculos?
Andy: Sim, já começamos. Na maioria das vezes eu estava trabalhando, eu estava focado no editor do Círculo e agora estou tentando trabalhar de forma mais ampla para tentar fazer tudo de Google Plus envolvente, o mais que eu puder. Você sabe que parte dela é identificar e corrigir os problemas e, claro, agora temos uma enxurrada de comentários, por isso em curto prazo realmente nosso trabalho é apenas para ouvir os nossos usuários e encontrar os problemas que você nunca poderia ter... e isso acontece em todos os níveis, há a nível de servidor, podemos suportar até a carga de milhões e milhões de usuários. Mas eu estou especialmente preocupado com a interface do usuário agora que as pessoas têm que encher com centenas de pessoas quais são as armadilhas que nós realmente não podíamos ver até que tenhamos a base de usuários e estamos esperando o feedback. A parte interessante é que o objetivo é muito, muito rapidamente, tão rapidamente quanto possível, corrigir problemas diversos.
TNW: Certo, é como construir um barco em doca seca e depois colocá-lo na água e encontrar todos os buraquinhos ...
Andy: Exatamente, exatamente ...
TNW: E então você sabe ...
Andy: Agora temos que lidar com vazamentos.
TNW: Exatamente, usar martelo de algodão
Andy: Sim ...
TNW: Agora, é ajuste de engrenagens. A invenção do Mac foi um sentimento pessoal, mas eu acho que foi e é compartilhada por muita gente, o iPhone, indicou uma grande mudança na forma como as pessoas usam a computação. No espaço de dois ou três anos a forma como as pessoas usavam computadores e o pensamento sobre os computadores mudou.
Steve Jobs, Andy Hertzfeld e Bill Atkinson no lançamento do iPhone
Andy: Sim, sim, de muitas formas o iPhone é muito parecido com o Mac original, especialmente no elemento comum de Steve Jobs, mas de muitas maneiras diferentes é o mesmo tipo de avanço. Realmente acredito que quando você fala sobre o Macintosh e do iPhone e acredito que está faltando algo entre a web e o iPhone, um passo muito grande, ele é a criatura da web tanto quanto ele é um descendente do Macintosh.TNW: Porque com o Mac você tivesse a interação entre o usuário e computador que é onde os seus limites foram, mas o iPhone tem a rede também?
Andy: Sim, e isso é realmente a característica definidora do iPhone para mim, pelo menos, além de ser sempre com você, é que é um portal para as infinitas riquezas da rede.
TNW: Agora, se você fosse apenas arriscar um palpite sobre a web e um computador portátil nos nossos bolsos e temos vindo a apreciar uma interface de usuário gráfica para 25-30 anos, o que você acha da próxima mudança?
Andy: Bem, provavelmente há múltiplas dimensões, mas se você simplesmente extrapolar ao longo da linha que já identificaram, os dispositivos vão se tornar ainda mais pessoal e você terá uma relação ainda mais íntima com eles. Parte do que eu considero ser o avanço do iPhone é o que eu chamo de 'UI natural'. Ao invés de rolar uma pequena caixa sobre a mesa na verdade você está tocando a coisa então eu acho que UI natural vai continuar.
A voz vai se tornar cada vez mais essencial, especialmente para telefones celulares, porque são feitas para falar. Além disso, vamos dizer que no seu carro você não queira ter sua atenção distraída por uma tela, para isso você só vai falar com ele eventualmente.
Agora o computador se encaixa no seu bolso, em breve você vai estar usando, ele vai ser parte de seus óculos ou um pequeno pedaço da orelha, coisas vão ficar ainda menores e se tornar mais íntimo e acredito que você nem vá vê-lo . Você vai ter muitos desses dispositivos em muitos fatores e forma diferentes, pois ambos ficam mais baratas, mais poderoso e mais útil.
Uma maneira de dizer é que o centro de gravidade não será em qualquer dispositivo em particular, mas essencialmente a nuvem será o centro do seu mundo que é projetada para [eles]. Literalmente todo mundo vai ter dezenas de dispositivos diferentes.
TNW: Então, eles vão se tornar pequenos portais pessoais para os dados.
Andy: Sim, mesmo não necessariamente pequeno você terá uns poucos gigantescos, assim que eu penso. Sua parede da sala se tornará um dos dispositivos eventualmente.
TNW: Então, agora, tanto quanto a interação com a imprensa ao longo dos anos, o Google tem sido bastante aberta sobre seus projetos e coisas assim, enquanto a Apple é quase cem por cento o oposto. Tem sido sempre assim com a Apple ou houve uma certa mudança? Você se lembra de um tempo trabalhando lá ou você acha que foi depois que você deixou que ele mudou para uma posição muito mais reservada.
Andy: Bem, foi mudado diferentes áreas da Apple, e para trás. A Apple começou por ser a empresa mais aberta que você poderia imaginar, porque Steve Wozniak projetou o computador para mostrar no clube computador. O ponto de o Apple I e Apple II foram para impressionar seus amigos e eles começaram literalmente distribuindo os esquemas do projeto gratuitamente no clube de informática. Então ele saiu deste incrivelmente aberto movimento computador de casa grupo e depois nos primeiros dias da Apple ainda era muito aberto.
Quando comecei a trabalhar no Mac, tivemos um pouco de um duplo padrão. Steve não queria mostrar. Me lembro quando ele mostrou a mãe e o pai do Mac, quando ainda estava em seus estágios iniciais, ele trouxe a namorada, mas acabaram por não ser autorizados a ver. Talvez todos nós tenhamos contribuído para isso.
Mas, Steve ficou fora da Apple por cerca de um terço de sua história, entre 1985 e 1997. Então, novamente, as coisas eram muito diferentes. Apple iria mostrar protótipos demais. Steve nunca iria mostrar um protótipo, mas a Apple estava fazendo coisas desse tipo no período do meio. Mas então eu acho que [Steve] finalmente descobriu que ele tinha vantagem para seus interesses comerciais esse elemento máximo de surpresa a seu lado. Se você acabou de vazar as coisas aos poucos, ninguém vai ficar tão animado quando o produto é apresentado de modo a controlar as informações, Steve gosta de controlar tudo, porque ele é um perfeccionista e ele acha que ninguém pode fazê-lo tão bom quanto ele pode, ele quer o controle e controlar a informação é uma técnica de marketing útil, eu acho.
TNW: Notei em um post no Google+ e depois em seu site, Folklore.org, que você é um grande fã de Bob Dylan. Meu pai também cresceu naquela época, me apresentou a ele e eu cresci ouvindo.
Andy: Eu acho que Bob Dylan inspira-me de tantas maneiras. Como designer, o que você está realmente tentando fazer é aplicar seus valores para o design, elaboração de um projeto é fazer escolhas, você sabe. Qual é a escolha certa, e milhares de detalhes diferentes.
E eu acho que Bob Dylan e sua abordagem criativa realmente influenciou o Macintosh profundamente através de Steve Jobs, bem como outros na equipe e continua a me influenciar. Você sabe, é em minha forma, na forma de meus sentimentos sobre o mundo e, claro, isso é o que molda seus projetos. A frase que eu uso às vezes é "espírito rebelde". Eu acho que Bob Dylan estava cheio de espírito rebelde, e eu acho que são ótimos produtos, também. Porque o status quo não é bom o suficiente, então, para fazer a inovação radical é um ato de rebelião.
TNW: Você ainda está perto de Burrell Smith ? Eu sei que ele passou a trabalhar na Radius com você depois que a Apple.
Andy: Sim, eu não falo com Burrell muito mais, mas o vejo ocasionalmente. Enquanto estávamos trabalhando no Macintosh, nós compramos duas casas no mesmo lote, por isso estou ainda uma espécie de co-proprietário com ele de uma forma, embora, eu não more mais naquela casa. Um dos pontos principais de desenvolver o meu Folclore site e em seguida, o livro que saiu foi para comemorar Burrell. Para dizer ao mundo o quão grande era Burrell.
Mac Team: George Crow, Joanna Hoffman, Burrell Smith, Andy Hertzfeld, Bill Atkinson e Jerry Mannock.
TNW: E eu acho que fez isso. Eu gostava de ler histórias sobre ele e sobre a interação e tudo, e acho que ele se tornou cada vez mais impressionado com suas habilidades ao longo dos anos lendo esse material, de modo que é muito legal.
Você foi a fundar três empresas diferentes desde que deixou a Apple. Você tem planos para mais no seu futuro, ou você acha que o Google é o seu último grande projeto?
Andy: Bem, você sabe, é difícil saber o que o futuro nos reserva. Eu posso te dizer que eu não iria começar uma empresa, por razões financeiras, eu tenho muito dinheiro para passar o resto da minha vida. Então, gostaria de abrir uma empresa por razões ideaologicas. Se achar que o mundo realmente necessário de uma companhia startup para melhorá-lo, eu faria isso
Mas é difícil imaginar uma coisa dessas em comparação com o alcance do Google. Se eu puder fazer algo de forma eficaz no Google, como talvez +Google vai sair, posso atingir centenas de milhões de pessoas. Considerando que, tentando fazer isso como uma inicialização, você precisa de todas as estrelas para alinhar, você precisa ser muito sortudo para criar uma startup que vai ter um alcance comparável ao Google.
E depois a outra coisa, você sabe, eu estou com 58 anos, tenho uma família e as obrigações familiares. Eu acho que, em certa medida, as partidas são jogo de uma pessoa jovem. Embora não pense assim, mas eu não diria nunca.
TNW: Se você tivesse que dar um conselhos a um designer de software sobre como tirar o que eles concebem como interface de usuário, verificando se estão aplicando as regras do mundo real para isso, qual é a melhor maneira para antecipar as necessidades dos usuários?
Andy: Bem, feedback. Eu acredito que é um processo iterativo. Nunca é bom o suficiente, você sempre pode fazer melhor. Então, você tem que ter tantos usuários quanto você pode o mais rápido possível. Até hoje, como o que eu estou trabalhando, o segundo que eu tenho a minha característica de trabalho, a primeira coisa que vou fazer, vou ligar para o cara perto de mim: "Ei o que você acha disso?”
Assim, você só tem que estar com louco pelo o gabarito, mas você também tem que estar aberto a ele. Uma coisa eu aprendi com Bill Atkinson, quando eu estava trabalhando no Macintosh é que você realmente não pode ficar ligado ao código. O código que você escreveu pode ser um impedimento para o código que deve ser escrito. Você tem que estar disposto a tirar coisas quando você tem uma idéia melhor.
Eu acho que é realmente a principal diferença entre o bom designer e o grande designer, logo que você vê uma maneira melhor, você tem que estar disposto a ir com ela, embora possa ser muito doloroso jogar fora o que você demorou dois meses para desenvolver. Só porque você fez isso, não quer dizer que é a maneira que você deve fazê-lo. Muitas vezes cada iteração do projeto é um trampolim para a próxima.
TNW: Muito legal. Muito obrigado Agradecemos o tempo para conversar.
Andy: Bem, foi divertido. Obrigado.

visite também Folklore.org

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...